top of page

Ligação à internet

Duração:

4 horas.

 

Material:

Computador com acesso à internet, Moodle da ubi – ficheiros doc, pdf, wiki, mbed NXP LPC1768, e ficha RJ45.

 

Objectivo:

Perceber os mecanismos necessários para realizar a ligação de um microprocessador à internet. No decorrer da sessão, o aluno vai começar por ter contacto com o interface Ethernet. Após a adequada configuração da plataforma de trabalho, são desenvolvidas tarefas que lhe permitem perceber o potencial de uma ligação. Receber a data e a hora através da internet, enviar um email e publicar uma mensagem no Twitter são as tarefas a desenvolver nesta sessão.

Ligação do Interface Ethernet:

O microcontrolador NXP LPC1768 da plataforma mbed possui um interface Ethernet que lhe que permite ligar à internet, através de diferentes protocolos de comunicação, tanto na qualidade de cliente como de servidor. Para que isso seja possível deveremos começar por realizar a ligação física do mbed à internet. Uma ficha RJ45 é instalada na breadboard. As ligações a estabelecer entre o mbed e a ficha RJ45 são descritas na tabela seguinte.

 

 

MBED

RJ45

TD-

1

TD+

2

RD+

7

RD-

8

 

Receber Data e Hora da Rede:

Sempre que uma aplicação necessita receber a data e a hora da internet é possível utilizar o protocolo NTP (Network Time Protocol). Este protocolo permite sincronizar o relógio de vários dispositivos com a data e a hora de um servidor acessível pela internet.  

 

Enviar Email:

O envio de mensagens de correio pela internet é uma tarefa que realizamos todos os dias. Esta tarefa é realizada nos computadores utilizando um cliente de correio electrónico como, por exemplo, o Thunderbird ou utilizando serviços de webmail. O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) permite enviar emails através de um servidor dedicado.

 

Publicação de uma mensagem no Twitter:

O Twitter é uma rede social que permite a publicação de mensagens, respeitando um formato adequado, contendo no máximo de 140 caracteres. Esta plataforma pode ser utilizada para, por exemplo, publicar periodicamente os resultados de uma experiência que se desenvolve no laboratório, e assim difundir os resultados de modo a estarem disponíveis para consulta em qualquer ponto do mundo. Para que seja possível publicar na nossa conta do Twitter é necessário efectuar um registo no SuperTweet.net. Este serviço disponibiliza uma API que através de um proxy permite autenticar no Twitter. Para a utilizar este serviço é necessário realizar os passos descrito em http://www.supertweet.net/about/documentation.

bottom of page